Engenheira civil, diretora de cinema, ministra da educação: meninas do mundo inteiro nos falam de suas carreiras de sonho

Tess Thomas  | 

career+spotlight.jpg

No Brasil, Ana Gabriely, 15 anos, sonha em se tornar astronauta e aumentar o número de mulheres no espaço. Meshalini, na Malásia, quer ser cineasta para poder ver mais mulheres e meninas na tela grande. Selamawit está a estudar para se tornar uma programadora de aplicações e uma modelo para as meninas envolvidas na tecnologia na Etiópia.

As meninas têm grandes planos para os seus futuros e para o nosso mundo. Para o Dia Internacional da Mulher, decidimos dar vida às suas ambições. 

Com a ajuda da ilustradora Joelle Avelino, imaginamos as leitoras da Assembly em suas carreiras de sonho. Da defesa dos direitos dos animais à construção de impérios de azeite de oliva, esta série de ilustrações mostra o incrível potencial que as meninas têm quando recebem as ferramentas para aprender e liderar.


 
AnimalCarer2.gif
 

“O meu sonho é ser uma cuidadora de animais e activista dos direitos dos animais e também gostaria de criar um empreendimento social relacionado com o bem-estar animal. Quero alcançar tudo isto porque os animais fazem-me muito feliz! E odeio a forma como as pessoas os tratam, especialmente em algumas culturas.”

— Muznah, 18, Paquistão


 
Structural-Engineer.gif
 

“Quero ser engenheira civil porque quero reconstruir a minha casa no Iraque que está destruída. Quero ajudar refugiados como eu e garantir que as crianças não continuem a dormir ao frio. Quero dizer ao mundo e a todos os refugiados que somos mais fortes do que qualquer guerra e todas as coisas horríveis e desumanas que nos aconteceram.”

— Asifa, 19, Irak


 
Astronaut_small.gif
 

“O meu sonho é ser astronauta porque é uma carreira em que os homens são maioria. Quero representar as mulheres, mostrando que nem o universo é o nosso limite.”

— Ana Gabriely, 15, Brasil


 
App-Developer.gif
 

“Eu estou estudando informática. Eu quero ser uma programadora de aplicações e desenvolvedora de web quando eu conseguir meu diploma universitário e construir tecnologia que ajude meu país, como as aplicações que ajudam os alunos do ensino fundamental e médio. Eu também quero ser um exemplo para qualquer mulher que queira estudar tecnologia. Quando cresci, não tinha modelos a seguir e os sonhos das crianças são moldados pelo que elas lêem e vêem todos os dias.”

— Selamawit, 20, Etiópia


 
Filmmaker_small.gif
 

“Quero ser uma diretora de cinema de sucesso e a razão é simple: para as mulheres. Quero fazer filmes para meninas e mulheres, e fazer delas as protagonistas dos meus filmes. Ver filmes é meu hobby favorito, mas perceber que um dia as pessoas vão ver meus filmes é algo que eu não consigo explicar através das palavras.”

— Meshalini, 20, Malaísia 


 
MinisterOfEducation.gif
 

“Eu gostaria de ser ministra da educação. Muitas crianças no meu país não podem ir à escola por causa da crise econômica e política devastadora na Venezuela. Muitas escolas fecharam porque não têm como pagar por isso e as escolas pedem aos pais que ensinem porque muitos professores já saíram. Nós crianças queremos uma educação igual a todas as outras. Queremos que isto acabe para que possamos construir um futuro melhor agora. Eu quero ser ministra da educação para que cada criança receba uma boa educação e não sofra como nós sofremos agora.”

— Fabiana, 14, Venezuela 


 
OliveOilFarm.gif
 

“A minha carreira de sonho é começar uma empresa para as nossas oliveiras. Quando eu era criança, meus pais compraram vários campos para plantar oliveiras e agora, um dos meus maiores objetivos é tomar esses campos, talvez comprar mais alguns e começar uma empresa. Eu gostaria de vender azeitonas, azeite e qualquer outro produto que eu possa criar usando azeitonas em todo o mundo! Para tornar tudo isso financeiramente possível, vou me tornar um farmacêutica. Mesmo que eu ainda não saiba como lidar com tudo isso, tenho certeza de que vou aprender em algum momento da minha vida. Eu realmente acredito em mim mesma!”

— Öykü, 17, Turquia


 
Surgeon.gif
 

“Eu quero ser neurocirurgiã pediátrica porque quero poder ajudar a salvar a vida das crianças porque elas são o nosso futuro. Também quero mostrar a outras pessoas que é possível ser uma médica negra em neurologia.”

— Jonté, 19, EUA 

flower.png
Meet the Author
Meet the Author
Tess Thomas

is the former editor of Assembly. She loves books, cats and french fries.